Coleção

Coleção

Tômbolas

Datadas do século XIX, estas tômbolas (ou urnas) em madeira com suporte rotativo eram utilizadas na Casa da Relação do Porto para sorteio de distribuição dos processos. No seu interior eram colocadas bolas (igualmente de madeira e guardadas na sua base ou em caixa de madeira) que, girando a tômbola, eram misturadas no seu interior para garantir que seria aleatória a distribuição dos processos correspondentes pelos juízes da Relação do Porto.

ESCRIVANINHAS

Escrivaninhas de secretária, em prata, utilizadas ao longo do tempo na Casa da Relação do Porto e datadas de meados do século XIX. Compostas por bandeja (com quatro pés), tinteiro, areeiro e depósitos.

MÁQUINA DE ESCREVER

Máquina de Escrever “Royal”, década de 60 do século XX - Modelo II nº KMM92-3654725, Tipo Pica.

TINTEIRO EM BRONZE

À data da Inauguração do Palácio da Justiça do Porto (a 28 de outubro de 1961), o tinteiro em bronze fazia parte dos objetos que se encontravam nas secretárias dos Magistrados Judiciais e do Ministério Público.

FICHEIRO

Ficheiro manual em madeira, contém um dicionário de Legislação e Jurisprudência elaborado pelos Advogados – Dr. Oliveira Ramos e Dr. Simões Correia. Oferta da Procuradoria Geral Distrital do Porto

Selo Branco

Selo Branco dos Juízos de Policia da Comarca do Porto.

Oferta dos Juízos de Pequena Instancias Criminal do Porto