Processos Emblemáticos

Processos Emblemáticos

Vicente Urbino de Freitas

O PROCESSO (1890-1894)

Processo longo (instaurado em 23 de abril de 1890), cheio de incidentes e muito volumoso, acabou em julgamento e condenação por homicídio do conceituado médico e professor da Escola Médico-Cirúrgica do Porto Vicente Urbino de Freitas. Condenado (1894), demitido das suas funções, deportado para o Brasil, proibido de exercer medicina, Urbino de Freitas morreu tristemente já regressado ao País, contando apenas com a dedicação incondicional de sua mulher, Maria das Dores. Muitas foram, no entanto, as dúvidas em que este processo ficou envolvido, nomeadamente sobre a efetiva culpa de Urbino de Freitas, que sempre se declarou inocente.

Vicente Urbino de Freitas
© Propriedade: Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão / Casa de Camilo

VICENTE URBINO DE FREITAS, MÉDICO

Vicente Urbino de Freitas, Médico e Professor de Fisiologia da Escola Médico-Cirúrgica do Porto, nasceu no Porto em 1849. Foi autor de vários trabalhos notáveis, nomeadamente sobre a lepra.

Casou em 1877 com Maria das Dores, filha de um rico comerciante de linhos da Rua das Flores, José António Sampaio e de sua mulher Maria Carolina Bastos Sampaio.

LIVRO DO DR. AGOSTINHO ANTÓNIO DO SOUTO

Exame e refutação dos pareceres constantes dos suplementos à Coimbra Médica acerca do processo-crime Urbino de Freitas Porto: Imprensa Portugueza, 1892.