Coleção

Coleção

Trajes Profissionais

Trajes Profissionais dos operadores judiciários: Juiz, Advogado, Solicitador e Oficial de Justiça. Apesar de hoje terem perdido algum do seu significado, os trajes judiciários assumiram desde sempre uma função cerimonializante que incluiu, durante muitos séculos, também a cobertura da cabeça.

No Palácio da Justiça do Porto há pelo menos quatro representações artísticas de diferentes trajes profissionais:

  • Na Sala de Audiências da 7ª Vara, 4º piso, Augusto Gomes representa becas, inspiradas em modelos quinhentistas, combinadas com barrete quadrangular e colarinhos de canudos.
  • Na Sala de Audiências do 4º Juízo, 3º piso, Eduardo Tavares apresenta em baixo-relevo um corregedor e um juiz de fora.
  • Na Sala de Conferências do 5º piso, num fresco de Isolino Vaz onde se evoca a fundação do Tribunal do Comércio do Porto, é representada a utilização de becas.
  • No 7º Juízo, 2º piso, num baixo-relevo de Henrique Moreira, são representados três juízes envergando beca.

Traje Profissional dos Magistrados Judiciais e do Ministério Público

TRAJE DE JUIZ OU BECA

A expressão “beca” tem raízes quinhentistas, referindo-se ao traje profissional dos magistrados portugueses, na tradição nobiliárquica medieval.

A Beca é uma veste longa de corpo único em tecido preto, formado por três panos (dois dianteiros todos inteiros e um traseiro formado por dois) e manga tubular com aplicação de folho na costura do ombro. Inclui colarinho forrado interiormente e pespontado a toda a volta, apertando internamente com colchete.

Traje de Advogado - Regulamento nº 31/2006, publicado no DR, 2ª Série, nº 81 de 26/04.

TRAJE DE ADVOGADO OU TOGA

A expressão Toga remonta ao mundo romano, designando uma espécie de manto (traje civil) que os antigos romanos usavam sobre o corpo.

A Toga de Advogado é uma veste longa de corpo único, em tecido preto, abotoada à frente, cobrindo os ombros e caindo sobre os braços.

Traje de Solicitador - Regulamento do Trajo Profissional e Insígnias do Solicitador

TRAJE DE SOLICITADOR OU TOGA

A Toga de Solicitador é uma veste longa de corpo único, em tecido preto, apertando na frente, cobrindo os ombros e caindo sobre os braços.

Traje de Oficial de Justiça - Portaria 486/2003 de 17/06.

TRAJE DE OFICIAL DE JUSTIÇA

As vestes dos Oficiais de Justiça são usadas em audiências e consistem em capas (em duas versões: a feminina e a masculina) que pretendem cobrir todo o corpo, cobrindo os ombros e caindo sobre os braços, sendo abotoadas à frente.