
Coleção
Busto da República

Obra do escultor António Teixeira Lopes, este é um dos vários bustos representando a República produzidos por diferentes artistas ao longo do tempo.
O busto original da República Portuguesa foi modelado pelo artista Simões d’Almeida (sobrinho) em 1908.
Com a implantação da República, em 1910, a Câmara Municipal de Lisboa abre concurso para a execução de um busto da República, sendo vencedora a proposta de Francisco dos Santos. Por seu lado, o Parlamento Português encomenda uma obra semelhante ao escultor João Silva para substituir o busto do rei no nicho da parede da Presidência do Hemiciclo. Contudo, em 1915, o Parlamento lança um concurso para uma nova representação da República, agora de corpo inteiro, sendo a obra entregue a Artur dos Anjos Teixeira.
TEIXEIRA LOPES
António Teixeira Lopes (1866-1942), filho do escultor José Joaquim Teixeira Lopes, que fora discípulo do escultor Soares dos Reis, foi um nome maior no mundo das artes em Portugal.
Notabilizou-se essencialmente com temas religiosos para igrejas e hospitais mas foi também autor de esculturas monumentais de homenagem e de bustos retratando personalidades. Foi Professor de Escultura na Escola de Belas Artes do Porto.