Coleção
GESSO DE MEDALHA COMEMORATIVA DOS 150 ANOS DO NASCIMENTO DE EÇA DE QUEIROZ
Modelo de gesso da medalha comemorativa dos 150 anos do nascimento de Eça de Queirós, oferta do Instituto para a Cultura e Ciência Jurídica Luso Brasileira em 25 de novembro de 1985, recordando que o pai do escritor foi juíz do Tribunal da Relação do Porto, tendo, entre outros, o célebre processo do escritor Camilo Castelo Branco.
Evocando os 150 anos do escritor Eça de Queiroz – a 13 de outubro de 1995 -, o Palácio da Justiça do Porto e o Instituto para a Cultura e Ciência Jurídica Luso Brasileira lançaram uma medalha comemorativa, numerada, da autoria de Jerónimo Pinheiro, representando dois momentos da vida do escritor: jovem e idoso. Através de um protocolo assinado durante uma cerimónia no Tribunal da Relação do Porto, o modelo em gesso da medalha foi entregue ao Museu Judiciário deste Tribunal.
Livro de correspondência (1835-1948)
Documento de 07 de Agosto de 1841 assinado por Joaquim José de Queiroz, Conselheiro Presidente da Relação do Porto, pai do juiz envolvido no processo de Camilo Castelo Branco e avô do escritor José Maria Eça de Queiroz.
© Tribunal da Relação do Porto / Fundo Antigo do Arquivo