Coleção
Missale Romanum
Missale Romanum - Ex Decreto Sacrosancti Concilii Tridentini Restitutum PII V. Pont. Max. Jusuu Editium et Clementis VIII Primum, Nunc Denuo URBANI PAPAE OCTAVI Auctoritate Recognitum ANTVERPIAE Ex Typographia Plantiniana M.DCC.XXVI
Remonta a 1474 (em Milão, Itália) a primeira edição impressa de um livro com o título de Missale Romanum, publicação que compilava os textos da Santa Missa segundo os usos da Cúria Romana. Esta edição será o arquétipo de todas as publicações posteriores e que mais tarde se fundiram na edição oficial – o Missal Tridentino ou Missal de São Pio V - aprovada em 1570 pelo Papa Pio V.
Durante muitos séculos, além do Direito Divino, a própria religiosidade católica influenciava e marcava presença no Tribunal e na Cadeia da Relação.
Altar do Oratório do Tribunal e Cadeia da Relação
Retábulo, Crucifixo e dois Castiçais do Altar do Oratório proveniente da Casa da Relação do Porto.
Retábulo a óleo sobre tela (220 X 110 cm) representando Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Reino de Portugal, rodeada de cabeças de querubins alados, todos com diferentes expressões fisionómicas.
A composição não se encontra assinada, embora se pense ser da autoria de Glamma, pintor que viveu no Porto no último quartel do século XVIII, contemporâneo da edificação da Casa da Relação.
© Propriedade da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
SANTO ANTÓNIO
Imagem em madeira policromada, datável de inícios do século XVII-XVIII, com a representação tradicional de Santo António com o Livro, o Menino e o Globo (c. 60 cm).
© Proveniente das antigas instalações do Tribunal e Cadeia da Relação do Porto.
NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Escultura de Nossa Senhora da Conceição em madeira policromada datada do século XVII-XVIII (c. 140 cm). Apresenta a Virgem sobre o Globo Celeste, calcando a serpente e o quarto da Lua – figurações tradicionais desta invocação Mariana.
© Proveniente das antigas instalações do Tribunal e Cadeia da Relação do Porto.